O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica e aquecimento de água é considerado uma melhoria na edificação. Sendo um recurso arquitetônico moderno e sustentável, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 6%. Os cálculos não são feitos por nós – mas sim por imobiliárias, corretores e investidores do segmento de imóveis, construção civil e habitação.

Nos EUA essas pesquisas são mais comuns, mas o processo é o mesmo. Há quem queira pagar por sistemas já prontos – o investimento que você está para fazer hoje pode ser um bem desejável para aqueles que podem vir a compra a sua casa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, casas com sistema de energia solar têm uma valorização do imóvel de 3% a 6%. O estudo mostrou que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado.

De onde vem esse valor?

Bem, uma casa que possui um sistema de energia solar oferece ao comprador a chance de reduzir suas contas com luz, e até mesmo de produzir algum crédito a partir do sistema. Isso tudo tem um preço. Imagine que no Brasil, talvez um dos únicos países do mundo nos quais apartamentos e casas são vendidos “pelados”, você seja capaz de oferecer todo um sistema pronto de geração de renda e economias.

Os painéis solares serão a grande margem de barganha para imóveis no futuro, assim como sistemas de coleta e processamento de água potável, processamento de lixo reciclável, uso de luz natural e outros. A sustentabilidade não é apenas uma “moda” – ela passou, já faz mais de uma década, a ser um ativo.

Add Comment

Economize até 90% na conta de luz

Economize até 90% em sua conta de luz

Nunca perca um post! Fique conectado conosco

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.