O estado de Minas Gerais, desde a época do Brasil Colônia, sempre foi conhecido por seus recursos e riquezas. Bem, os tempos do ouro se foram, mas ainda há muitos aspectos nos quais Minas Gerais se destaca do restante do país. E a energia solar é um deles.

Para avaliar o retorno de projetos de energia solar em termos de produção, um dos fatores mais relevantes é o volume de radiação solar média diária. Isso quer dizer que, em locais nos quais esse índice é maior, painéis solares ficam mais expostos à energia do sol, e por mais tempo – produzindo mais KWh ao dia.

Minas Gerais – onde a energia solar é mais promissora

Os estudos que medem a radiação solar geralmente utilizam como unidade de cálculo o KWh por metro quadrado. Nas análises oficiais, em geral, mede-se o grau de insolação de cada região em KWh/m² por dia. Os estudos avaliam o rendimento, desde aproximadamente 3 KWh/m² por dia. até 7 KWh/m² por dia. Regiões que ultrapassam os 5 KWh/m² por dia já são consideradas excelentes em termos de produtividade para painéis solares fotovoltaicos.

Pois bem, então aqui vai uma notícia para quem já pensa em investir em energia solar em Minas Gerais: praticamente 100% do território do estado está em uma faixa na qual a produção diária média está ACIMA de 5 KWh/m² por dia. Em alguns pontos do estado, essa média por ultrapassar 6 KWh/m² por dia.

Os dados não são nossos – são da CEMIG, como você pode ver em detalhes neste documento. Além do maior volume de radiação, Minas Gerais é um estado que oferece algumas vantagens para projetos dessa natureza, e distribuidores são mais acessíveis no que se refere a regularizar e aprovar a entrada de novos projetos de microgeração na rede. Isso significa a possibilidade de VENDER para a concessionária.

Minas Gerais – regiões de destaque

Embora o estado inteiro possua um rendimento invejável na produção de energia solar, o estudo da CEMIG aponta algumas áreas que excedem todas as expectativas. Elas estão espalhadas por todo o estado e, nunca se sabe: você pode estar no meio de uma delas:

  • Microrregião de Janaúba, o que também inclui muitas cidades próximas de Montes Claros
  • Microrregião de Januária
  • Microrregião de Pirapora e Unaí, já pertinho de Brasília e Luziânia, outros lugares de ótimo rendimento
  • Microrregião de Pirapora e Paracatu, inclusive algumas cidades fronteiriças de Goiás
  • Microrregião de Curvelo e Três Marias, uma boa notícia também para quem está em Sete Lagoas e Patos de Minas
  • Microrregião de Patrocínio e Araxá, em uma região que se estende até o norte do estado de São Paulo, próximo a Franca

Add Comment

Economize até 90% na conta de luz

Economize até 90% em sua conta de luz

Nunca perca um post! Fique conectado conosco

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.