Hoje em dia podemos ver a expansão das energias renováveis em todo o mundo, que é tendência no momento. Podemos dizer que a mais conhecida e utilizada seja a solar. Existem duas formas de captar a energia solar. O sol é o recurso energético com fins diferentes e se divide entre energia solar térmica e fotovoltaica.  Nesse post, vamos esclarecer suas dúvidas sobre os tipos de energia e como podem ser utilizadas.

 

Energia Solar Térmica

Destinada ao aquecimento. Utiliza o sol para aquecer um fluido. Os painéis ou coletores solares aquecem os fluidos e logo demais fica acumulado em um tanque térmico de nome boiler. É usada para produzir agua quente para diversas finalidades como banho, processos industriais, entre outros. São muito eficientes e podem reduzir em até 80% do consumo de energia em relação ao aquecimento de água. Os coletores são classificados como de baixa, média e alta temperatura, dependendo de como funcionam.

Os painéis são simples e transferem o calor da radiação solar para a agua ou óleo que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor. Em muitos países é uma tecnologia viável se falando de custos. Embora o princípio de operação se semelhante, existem duas aplicações para a energia solar térmica:

– Energia térmica única para uso em pequenas instalações e residenciais.

– Grandes usinas de energia solar térmica. O calor é concentrado em um ponto para gerar vapor acionando uma turbina para gerar energia elétrica. Quando o calor é gerado, a operação de uma usinar solar térmica é semelhante à de uma usina termelétrica ou nuclear.

 

Energia Solar Fotovoltaica

No sistema fotovoltaico os painéis são constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade. As células que compõem os painéis geram corrente elétrica ao ser exposta ao sol. Passando por equipamentos elétricos, essa corrente trata a energia para que ela fique ideal para consumo. É a energia renovável que mais gera novos empregos no mundo.

O custo da eletricidade solar fotovoltaica caiu cerca de 60% entre os anos de 2010 a 2016 tornando a fonte cada vez mais competitiva. Além dos painéis fotovoltaicos, também são utilizados filmes flexíveis, com as mesmas características. Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em dois grandes grupos:

– Sistemas isolados (off-grid): são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo a acesso a rede é maior que o custo do sistema em si. Utilizam bateria para armazenamento de energia.

– Sistemas conectados à rede (grid-tie): servem como uma forma comum de geração de energia que utilizamos a partir da rede elétrica e são substitutas destas outras fontes de emergia. Não precisa de ser armazenada.

 

Enquanto a energia solar térmica é destinada ao aquecimento, a energia solar fotovoltaica gera eletricidade ao cliente. Ambas são formas de eficiência energética e economia. Escolhendo e instalando qualquer um dos sistemas de energia solar de fonte renovável o consumidor contribui para um mundo mais limpo e sustentável.

 

Add Comment

Economize até 90% na conta de luz

Economize até 90% em sua conta de luz

Nunca perca um post! Fique conectado conosco

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.

Mecatron Solar © 2019. Todos os direitos reservados.