Silício
Cerca de 80% dos painéis fotovoltaicos hoje são baseados em alguma variação de silício. O silício utilizado nos painéis solares assume muitas formas. A principal diferença existe nele é a pureza. Quanto mais alinhadas as moléculas de silício estiverem, melhor a célula solar será na conversão de luz solar em energia elétrica. A pureza do silício anda juntamente com os painéis solares. Porém, os processos para melhorar a pureza do silício e o tratamento dele são caros e podem impactar diretamente no preço do painel solar.
Painel Solar Fotovoltaico de Silício Policristalino
A principal diferença dos painéis monocristalinos para os policristalinos é o método utilizado na fundição dos cristais. No policristalino os cristais são fundidos em um bloco, preservando a formação de múltiplos cristais. No momento em que o bloco é cortado e fatiado é possível observar essa formação. Quando fundido, são serrados em blocos quadrados e em seguida são fatiados em células. Os primeiros painéis a base de silício policristalino foram colocados no mercado no ano de 1981.
Vantagens do Painel Solar Policristalino
> A quantidade de silício residual gerado no processo de corte das células fotovoltaicas é menor se comparado ao monocristalino.
> > A vida útil de painéis policristalinos chega a ser maior do que 30 anos além de vir com garantia de 25 anos.
> Tendem a ser mais baratos do que os painéis solares monocristalinos.
Desvantagens do Painel Solar Policristalino
> Produz menos Watts por hora por metro quadrado. É necessária uma área maior de painéis policristalinos para gerar a mesma quantidade de Watts/m² que os painéis monocristalinos.
> A eficiência dos painéis policristalinos pode variar entre 14 e 20%. Isso é causado pela menor pureza do polisilicio.
Quer saber mais sobre o funcionamento dos painéis solares? Saber qual é o mais adequado a sua residência ou seu negócio?
Entre em contato conosco e faça um orçamento. Será um prazer atendê-lo!
Agradecimentos: PORTAL SOLAR