Iniciativa contribui para o meio ambiente e oferece maior vida útil aos trilhos de trem, com um custo 50% menor
A Greenrail Solar, com sede em Milão, na Itália, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos com “matérias-primas secundárias”. O diferencial destes trilhos é que são cobertos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos reciclados, com a proposta de levar o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável. Além disso, podem incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a geração de energia solar.
Segundo Giovanni De Lisi, CEO da empresa, os trilhos do trem são expostos ao sol 90% das vezes. A partir disso, surgiu a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade.
De Lisi explica que os trilhos de ferrovia Greenrail têm as mesmas características mecânicas que os trilhos de concreto armado convencionais, o que representa o padrão no mercado atual. “A ideia é oferecer uma versão mais sustentável de uma infraestrutura crucial para o bom funcionamento das ferrovias italianas”, disse.
Os trilhos são feitos principalmente de plástico reciclado (plástico urbano e pneus velhos reciclados). O benefício desta nova versão sustentável é que o custo de manutenção cai pela metade, sem contar que eles possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Os novos trilhos reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar para cada quilômetro de pista.
Com esta iniciativa, o número de resíduos de plástico e borracha pode ser reduzido no país. Aliado a inovação para criar energia limpa, ajudando para um mundo mais sustentável. “A Greenrail Solar quer transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em ativa”, acrescentou de Lisi.
Agradecimentos: PORTAL SOLAR