Empresa afirma que poderá entregar equipamentos acima da marca de 20 GW em 2020
Por Ricardo Casarin
A JinkoSolar acredita que poderá realizar entregas acima da marca de 20 gigawatts (GW) em 2020 e que o coronavírus não irá prejudicar substancialmente seus negócios. A companhia apresentou seu resultado financeiro anual de 2019 na última sexta-feira (13) e registrou entrega de 14,3 GW no período, um crescimento de 25,6% em relação a 2018. As expectativas para 2020 permanecem inalteradas, com uma projeção de crescimento de 19 a 21% na margem de lucro bruto do primeiro trimestre em relação ao último período de 2019.
“Um grande número de mercados emergentes está florescendo, com muitos deles se aproximando do patamar de gigawatts. Acreditamos que isso mostra que o mercado está se posicionando com uma demanda global mais diversa, em vez de se concentrar em poucos grandes centros”, declarou o CEO do grupo, Kangping Chen. “Acreditamos que a demanda global continuará crescendo forte em 2020, com novas instalações atingindo de 140 GW a 150 GW, um incremento anual de cerca de 20%”, disse o executivo.
Ele explicou que o surto do coronavírus na China afetou o fornecimento de algumas matérias-primas e a logística durante o primeiro trimestre do ano, causando o adiamento de alguns embarques de módulos para o segundo trimestre. “Em resposta a situação, implementamos várias iniciativas para garantir a continuidade dos negócios, incluindo a garantia da segurança e saúde de nossos funcionários, a minimização do impacto na produção e entrega por meio da estocagem de matérias-primas críticas e a otimização da produção e da logística.”
Chen garantiu que a utilização da capacidade total da empresa já está próxima de 100%. “Estimamos que entre 400 MW a 500 MW de nossos embarques de módulos solares serão adiados para o segundo trimestre, causando um aumento significativo de entregas no período. Acreditamos que nossas vendas e planos de expansão da capacidade instalada para 2020 não serão impactados pelo surto.”
A JinkoSolar também divulgou ter atingido um lucro recorde de US$ 780,2 milhões no ano passado, 54,6% superior ao de 2018. As receitas também apresentaram crescimento, 18,8% acima do registrado no ano anterior, totalizando US$ 4,27 bilhões. “O ano de 2019 foi marcante para nossa história. A execução eficiente de nossa estratégia durante o segundo semestre permitiu uma transição rápida de nossas operações de policristalinos para monocristalinos, ao mesmo tempo em que aumentamos a proporção de produtos fabricados por meio de nosso processo completamente integrado”, afirmou o executivo. “Isso nos permitiu iniciar rapidamente a produção em massa de nossos produtos inovadores e distribuí-los para nossa crescente base de consumidores.”
Agradecimento PORTAL SOLAR
JinkoSolar mantém projeções de crescimento e descarta impactos significativos por coronavírus