Tecnologia otimiza a tarefa e reduz o tempo de trabalho em até 70% em relação aos métodos tradicionais de inspeção
A DJI desenvolveu o drone DJI Matrice 210 RTK V2 – VANT, equipado com cargas térmicas XT2, que percorre grandes distâncias com imagem em alta resolução para melhorar as operações das usinas solares. Com sensores térmicos acoplados aos VANTS, a tecnologia fornece dados precisos, para que as operações de rotina sejam conduzidas com maior eficiência, na exploração dessa energia limpa e sustentável.
O uso dessa tecnologia, segundo a DJI, otimiza a tarefa, reduzindo o tempo de trabalho em até 70% em relação aos métodos tradicionais.
A empresa explica que, para atender a demanda, por exemplo de 100 mil casas por meio de energia solar, a usina precisa de centenas de placas fotovoltaicas instaladas numa área de, aproximadamente, 2.500 acres. Nessa questão, os drones facilitam a inspeção dessas operações.
Ao contrário dos métodos tradicionais de avaliação do campo solar que analisam cada painel com termovisores portáteis para verificar se há células ou cabos com defeito, o drone equipado com cargas térmicas XT2 – é capaz, em um único voo, de fazer vistorias em áreas extensas de usinas solares, coletando imagens RGB térmicas de alta resolução.
A tecnologia faz a avaliação da usina solar e também cria um plano de voo, que calcula a área máxima que pode ser coberta e com base nas informações coletadas durante a fase inicial de avaliação da área, e, por fim, armazena os dados coletados para processamento.
A empresa explica que o histórico de dados é importante para descobrir as causas por trás de eventuais problemas apresentados pelos painéis solares. Por exemplo, é possível avaliar se a peça já vem apresentando problema e precisa ser trocada ou somente é necessário acompanhamento da situação da peça e impedir problemas futuros.
O drone desenvolvido pela DJI vem ao encontro do crescimento da energia solar, diante da preocupação global com a emissão de gases de efeito estufa e o esgotamento de recursos naturais, é cada vez mais latente em todos os países. A empresa ressalta que na última década, esse tipo de energia somou um investimento de US$ 1,3 trilhão.
Líder mundial em drones para uso civil e em tecnologia de imagens aéreas, a DJI dedica-se a proporcionar mais acessibilidade, confiabilidade e facilidade de uso de equipamentos e de plataformas de fotografia e produção audiovisual aérea. As operações mundiais da DJI abrangem atualmente as Américas, a Europa e a Ásia, e suas soluções e produtos revolucionários têm sido escolhidos por clientes em mais de 100 países para uso em produção audiovisual, construção civil, inspeção, atendimento emergencial, agricultura, preservação ambiental e outros setores.
Agradecimentos PORTAL SOLAR