A nova prática está alinhado com a Resolução Normativa 878/2020, publicada na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que trata do impacto da pandemia do coronavírus no setor elétrico.
De Minas Gerais
Em meio à pandemia do COVID-19, coronavírus, a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) está realizando a leitura dos medidores de energia de forma diferente. A nova prática está sendo adotado desde quarta-feira, 1º de abril.
Veja abaixo como serão feitas as leituras:
- Medidores voltados para a rua: realização da leitura e entrega de contas normalmente;
- Medidores localizados no interior das propriedades: realização da leitura mediante autorização de acesso pelo cliente;
- Se houver negativa de acesso neste período de pandemia, as leituras serão feitas por estimativa de consumo com base na média registrada nos últimos 12 meses. Como opção ao faturamento por média, o cliente poderá optar por informar previamente a leitura de seu medidor.
Para que você não seja impactado, o procedimento para informar a leitura é o seguinte:
- Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês anterior, e realize a leitura três a cinco dias antes da data informada;
- Anote os números registrados no medidor. Nos medidores bidirecionais, utilizados no sistema de geração distribuída, no seu visor irá aparecer diversas informações, mas o que importa são os valores do código 003 (energia utilizada pela CEMIG) e 103 (energia injetada). Veja exemplo abaixo.
- Com o login efetuado, verifique se a instalação é a mesma da leitura.
- Com as informações verificadas, role a página até encontrar a opção Mini / Micro Geração Distribuída
Dentro da opção Mini / Micro Geração Distribuída, selecione Informar leitura GD
- Após clicar em Informar Leitura GD, informa os dados que você anotou do seu medidor de energia e clique em enviar.
Você pode tirar suas dúvidas diretamente com a CEMIG pelo telefone 116.