Segundo a organização, medidas de incentivo seriam importantes para preservar a categoria nesse momento de crise

De São Paulo

Pequenas empresas de instalação de energia solar são as mais afetadas do setor pelos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus, avalia o gerente comercial da Fronius, Alexandre Borin. O executivo entende que medidas de incentivo seriam importantes para preservar a categoria nesse momento de crise. “Está doendo mais para empresas menores de instaladores, que não têm tanto folego financeiro. Ajudaria se houvesse alguma medida do governo para que esses empreenderoes pudessem suportar esse período em que não conseguem fazer todas as instalações pretendidas.”

Borin aponta que o ambiente de incerteza generalizado faz com que os consumidores prefiram preservar caixa a investir em sistemas de geração. “O instalador não tem como se manter por um período muito longo, é o mais impactado. Seria interessante se o governo olhasse para esses pequenos empresários a fim de ajudá-los com linhas de financiamentos e carências de impostos. Se muitos instaladores fecharem, vai atrapalhar o crescimento futuro do setor.”

Ele conta que a Fronius percebeu uma queda de mercado nesse início de abril. “As vendas foram impactadas nessas duas semanas, vários clientes pedindo para aguardar. Também monitoramos o número de instalações com produtos da Fronius por meio de um aplicativo interno e sentimos uma redução. É natural que o mercado como um todo sinta nesse mês, os distribuidores estão com estoque razoável e vão comprar menos.”

Borin afirma que a companhia não interrompeu suas operações. “Temos 85% dos funcionários em home office. O restante, da logística, estoque e manutenção, continua atuando dentro das medidas sanitárias devidas. A fábrica na Áustria também não parou, continua produzindo. O país não sofreu tantas restrições como Espanha e Itália, por exemplo. A produção está sendo embarcada e tem nos ajudado a recompor. Com a não conclusão da revisão da norma 482, o mercado acelerou e deu uma baixada no estoque. Está sendo um pouco mais tranquilo para nós, temos folego financeiro para atravessar essa crise.”

O executivo acredita que o mercado irá se recuperar assim que as medidas de restrições forem relaxadas. “O movimento não parou, esperamos que ocorra uma recuperação para uma certa normalidade no segundo semestre. O investimento continua sendo atrativo. O consumo de energia caiu com a quarentena, mas vai continuar existindo quando essa situação for superada. No momento, os investidores estão preservando caixa. Ninguém sabe quando o consumo vai voltar ao normal.”

Agradecimentos PORTAL SOLAR
https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/pequenos-instaladores-sao-os-mais-vulneraveis-aos-efeitos-da-pandemia-no-mercado-solar-avalia-fronius.html

Quer produzir sua energia elétrica?

Quer produzir sua energia elétrica?

Não perca um post!

Mecatron Group © 2024. All Rights Reserved.

Mecatron Group © 2024. All Rights Reserved.